Convergência Digital e Exclusão Digital

27 10 2009

Tecnologia: um bem mundial, mas não totalmente nacional

Se compararmos o Brasil com os demais países do mundo, perceberemos um déficit em relação ao seu crescimento tecnológico. Embora o nosso país tenha crescido nos últimos anos, no que diz respeito ao acesso de novas tecnologias, ainda é restrito a utilização desses meios por certas parcelas da população, principalmente por classes mais baixas. Outro ponto importante é o uso que as pessoas fazem dessa tecnologia, propagando geralmente a utilização para fins de entretenimento somente.

Jornalismo web: expansão pede crescimento profissional

Com uma freqüência cada vez maior temos visto como o jornalismo web tem se propagado pelos meios digitais, em especial a internet. Praticamente todos os jornais impressos têm seu site na rede, onde disponibilizam notícias de todas as áreas, além da versão online do jornal impresso (alguns disponibilizam de forma gratuita, outros pagos). Com isso, os jornalistas têm que investir em formas de se informatizar e conhecer as novas técnicas para produzir os textos e diagramá-los de forma mais coerente para a internet.

Internet: embora sua utilização por usuários de todas as categorias, ainda é grande o número de analfabetos digital

A internet tem se propagado de maneira avassaladora na vida de muita gente. Nos celulares já é possível acessar a rede da mesma forma que com um computador. Em casa ou nas lan houses, a propagação dos famosos PC’s (personal computer ou computador pessoal), tem permitido que as pessoas tenham com facilidade contato com a rede mundial de computadores. Mas embora esse crescimento seja significativo, ainda é restrito a muita gente, pois há pessoas que nunca tiveram a oportunidade de acessar a internet e muito menos de usar um computador. Assim, antes de gerar uma democratização na qual todos possam ter acesso a essas mídias, tem que criar projetos de inclusão e ensinamento para essas pessoas, pois daí elas terão o conhecimento de para que serve tal elemento e saberá como usá-lo. Reduzindo dessa forma o grande número ainda alarmante de analfabetos digitais.

Os jornais estão aprimorando sua versão na Web para seus leitores

Grandes jornais como a Folha de São Paulo tem seu site na Internet, que é atualizado rapidamente. Com um texto mais curto do que o do jornal impresso, os sites tem vantagens pelas informações serem atualizadas rapidamente, o texto ser objetivo e curto. As desvantagens são que com a rapidez tem mais possibilidades de erros, a matéria não é estudada com mais profundidade.

As novas tecnologias estão chegando às pessoas, só que ainda com um preço alto

Há uns cinco anos, pequena parcela da população tinha acesso a Internet pelo preço alto dos computadores. Atualmente os computadores estão com um preço mais acessível, a Internet cada vez mais acessada, cada vez mais estão abrindo Lan Houses o que facilita para que mais pessoas entrem no Mundo Digital.


Ações

Information

Uma resposta

24 11 2009
assuntoempauta

Acho que desses tópicos, o que mais me chama atenção é o crescimento profissional, já que na minha opinião, não tem como o webjornalismo crescer e se tornar tão grande quanto o impresso, se não existir juntamente com o processo de expansão, outro de melhoramento das técnicas e adequação dos profissionais.

Humberta

Deixe um comentário